Pomadas para Acabar com a acne e renovar a pele

Se você está em busca de pomadas para acabar com a acne, esta que tem sido um problema bastante comum, especialmente na adolescência, mas que também aparece em outras fases da vida, justamente por consequência de uma disfunção hormonal, vamos deixar aqui algumas informações que com certeza, lhe serão bastante úteis.

Na adolescência que corresponde a idade de mais ou menos dos 12 até os 20 anos de idade, as espinhas aparecem com toda força. E estas inflamações da pele, acabam afetando diretamente a estética, causando coceiras e dor, e o pior, mexendo diretamente na autoestima da pessoa.


Mas o que é a acne?

Esta acontece quando os folículos pilosos acabam sendo obstruídos tanto pela sebosidade como pelas células mortas. Por consequência, as bactérias atacam essa região, causando as inflamações. E estas podem aparecer não só no rosto, mas também em outras regiões como peito, pescoço, costas, ombros e até nos braços.

Tipos de acnes

Acne no Recém nascido – cerca de 20% dos recém nascidos podem apresentar acne devido aos hormônios passados pela placenta pouco antes deste nascer ou também devido ao estresse no parto.

Acne infantil – pode acontecer dos 3 a 16 meses de vida. Mas desaparecem por volta dos 2 anos de idade, e aparecem geralmente pelo nível anormal de hormônios.

Acne vulgar – esta que é a mais comum aparece tanto em adolescentes como em adultos.



Acne cística – sendo rara esta também pode ser conhecida como acne congoblata também. Bastante rara, acomete especialmente homens mais jovens. As espinhas são grandes, difíceis de tratar e geralmente deixam graves cicatrizes.

Acne fulminante – estas são ainda mais agravantes e podem até causar febre e dor musculares e ósseas. Acometem mais comummente os meninos adolescentes.

Quais são as causas da acne?

Se for na adolescência é devido aos hormônios, especialmente a testosterona. Estes, por sua vez acabam estimulando as glândulas sebáceas provocando a sebosidade da pele. Mas as acnes podem aparecer em qualquer fase da vida como já foi visto acima.

Mas os hormônios podem se alterar também devido ao uso de pílulas, ou ainda durante a gravidez, provocando a oleosidade da pele. Alguns medicamentos também provocam as acnes como os corticoides, a base de lítio ou andrógenos.

A alimentação também pode causar acnes especialmente se esta for a base de lácteos, alimentos ricos em carboidratos como pães, biscoitos, batatas fritas, e outros.

Agravantes para acne

A acne pode ser agravada por:

  • Tocar muito no rosto

  • Pelo estress

  • Suor em excesso

  • Cabelo em contato com a pele do rosto

  • Uso de esteroides e anabolizantes

  • Lidar com óleos

Diagnóstico médico

Normalmente o médico irá se basear no seu histórico médico, e não fará outros exames específicos a menos que este tenha suspeitas de que a acne pode ser sintomas de outros problemas.

Tratamento para acnes

Os tratamentos podem variar entre o uso de medicamentos tópicos, tipo as pomadas, ou também via oral, onde geralmente são indicados medicamentos tipo Roacutan ou Azitromicina.

Pomadas para acabar com a acne

Vamos deixar a você uma lista de algumas pomadas que ajudam a acabar com as espinhas ou pelo menos atenuar o problema:

Pomada Azelan – esta vem a partir do ácido azelaico, ácido dicarboxilico que vem da fermentação de alguns cereais. Este ácido tem efeito antioxidante, também tem o poder de clarear a pele e ainda tem efeito poderoso sobre as acnes.

pomada azelan

Este ácido é indicado especialmente para acnes de natureza leve ou moderada, mas é também usada para outros fins com bastante resultado positivo como para tratamentos de melasmas, cloasmas, hiperpigmentação e síndromes melanóticas.



Ainda ajuda na redução de asperezas das células, reduzindo poros dilatados e a oleosidade da pele, consequentemente também os cravos. Mas este é um medicamento que somente deve ser usado sob prescrição médica. É preciso também deixá-lo longe das mucosas, além de lavar muito bem a mão depois de sua utilização.

Existem diferentes concentrações do produto como numa concentração de 15% ou 20%, e sempre deve ser usado o protetor solar com bom fator para evitar que existam irritações ou algo dessa natureza.

Pomada Minâncora – esta pomada além de ajudar a tratar das espinhas e acnes, também é ótima para clarear a pele. Para obter resultados, você poderá usá-la topicamente sobre as espinhas, ou ainda durante a noite passá-la no rosto e deixar que esta haja durante toda a noite. No dia seguinte, simplesmente lavar bem o rosto e proceder ao de costume. Lembre-se de que a pele deve estar sempre bem limpa e seca.

Pomada Minancora Action – da mesa linha da acima citada, esta versão da Minancora é especificamente para espinhas, cravos e acnes, e traz Melaleuca na sua fórmula, um ingrediente bastante eficiente contra as espinhas. Além de secar as espinhas, esta pomada ainda retrai os poros e deixa a pele mais clarinha.

Pomada Bepantol – esta pomada tem fama pelo seu alto poder hidratante da pele, pois tem a capacidade de restituir a pele ressecada, deixando-a macia e sedosa. mas seu efeito também é observado no trato com as acnes, pois se usada diariamente, irá secando as espinhas gradativamente. A pomada Bepantol também tem o poder de clarear as manchas escuras deixadas pelas acnes.pomada bepantol

Pomada Acnase – esta vem em versão gel e também creme e é um dos produtos mais conhecidos na questão de tratamento para espinhas e acnes. Deve ser usada em pequena quantidade, e somente nas áreas afetadas, uma vez que é uma formula bastante forte.

pomada acnase

Pomada Benzac – indicada para casos de acne leve, esta é recomendada numa concentração de até 2,5%, especialmente para quem está começando o uso.

Pomada Solugel – na versão gel, esta pomada promete resultados positivos após 3 semanas de uso. É um produto que age a partir da esfoliação da pele promovendo a escamação, mas também age no combate as bactérias que promovem os cravos e espinhas.

Pomada Epiduo – com componentes como o adapaleno e o peróxido de benzoíla, age contra as acnes combatendo as bactérias, e também atua renovando as camadas da pele.

Existem ainda muitas outras formulas e nomes de pomadas que prometem fazer um efeito positivo no combate as acnes, mas é importante saber qu estas atuam somente superficialmente, mas não agem na raiz do problema, e isso seria o mais importante, descobrir o porque das acnes. Portanto, sempre que você estiver enfrentando este problema, busque por ajuda médica, pois somente assim, você poderá ter um veredicto adequado a acabar com este problema.

Como prevenir as acnes e espinhas

  • Cuide da sua pele, lave-a todos os dias, mas nada de exageros, e também evite a fricção exagerada da mesma.

  • Tome cuidado com o suor, e nunca deixe seu rosto suado, se preciso higienize a pele para não a cumular suor.

  • Cuide para que seus cabelos estejam sempre limpos e não os deixe em contato com a pele do rosto.

  • Evite tudo o que tocar seus rosto, sejam objetos ou seja com as mãos.

  • Evite produtos capilares que sejam de natureza mais oleosa.

  • Prefira roupas leves e de preferência de algodão. Evite os sintéticos.

  • Evite expor sua pele a produtos oleosos e também ao exagero do sol.

Então, agora você já sabe como se cuidar e o que fazer para prevenir e combater as indesejadas espinhas.

Leia também