Tipos de Termômetro para Criança e bebê Os mais Usados

Se você está querendo saber qual é o Melhor Termômetro para Criança e bebê, fique aqui e vamos te dar algumas orientações e dicas para que na hora de comprar você possa fazer a melhor escolha.

Ter um termômetro em casa é de fundamental importância, especialmente para quem tem crianças pequenas, pois volta e meia e a criança pode alterar a temperatura do corpo e os pais ficam com o coração nas mãos, pois como se sabe, toda febre indica que algo está errado no corpo, podendo ser uma virose, um resfriado, uma gripe, ou até infecções mais graves, isso não dá para negar.


Monitorar a temperatura corporal quando se sabe que a criança ou bebê não está bem ajuda e muito. É importante você saber que independente de qual seja o termômetro escolhido, é de fundamental importância que ele tenha  selo do INMETRO e registro da ANVISA.

Saiba também que esses termômetros que são aprovados, podem dar diferença de até 0,2º centígrados seja para mais ou para menos.

Para que Serve

O termômetro serve simplesmente para medir a temperatura do corpo e suas variações. Esse instrumento é composto por um tipo de sensor termométrico que é sensível as mudanças de temperatura.

Hoje temos vários modelos e tipos de termômetros e podemos usar aquele que é mais preciso e eficiente. E é isso que vamos ver agora.

Níveis normais e Febre

A temperatura do corpo é diferente entre adultos e crianças, e também pode variar de acordo com o local e a maneira como esta é medida. Veja as temperaturas de referência para ter noção quando a febre sai da normalidade:

  • Adultos – a temperatura fica entre 36,5ºC e 36,7ºC
  • Crianças – a temperatura é maior que 36ºC
  • Axilar – acima de 37,4º C – considerado febre
  • Boca – acima de 37,5ºC – considerado febre
  • Ouvido – acima de 37,6º C – considerado febre
  • Retal – acima de 38º C – considerado

Termômetro de Testa

O termômetro de testa à base de infravermelho é bastante eficiente, e tem sensor bastante sensível, podendo ser usado diretamente sobre a atesta ou deixar até 5 cm distante desta.



Muito fácil de usar, este aparelho deve ser usado da maneira correta:

  • Primeiro ligue o instrumento e confira se tem o número 0 na tela;
  • Encoste o aparelho na testa logo acima dos olhos, ou então aponte diretamente para o meio da testa;
  • Imediatamente sairá o resultado da temperatura;

Obs.: Caso tenha que encontrar na pele, é importante limpar a ponta do instrumento com álcool e algodão logo após o uso.

O valor deste aparelho pode variar muito, então não há como precisar. Pois depende de marca, estabelecimento e tudo mais. Mas você o encontrará por valor aproximado de 110 até 185 reais mais ou menos.



Termômetro Digital

O termômetro digital é muito prático, pois é de fácil leitura da temperatura no visor, e normalmente é usado na região da axila. No entanto, também pode ser usado na boca, deixando a ponta sobre a língua, ou no reto desde que seja um termômetro com ponta flexível.

Caso use na axila, é importante que ele fique totalmente em contato com a pele e não com a roupa, para garantir um resultado preciso. A única desvantagem deste instrumento é que é movido a bateria.

O preço deste produto pode variar muito desde 10 reais até 182 ou mais, depende do modelo e marca.

Termômetro de Ouvido Auricular

Trazendo bastante praticidade e rapidez no resultado, podendo medir em até 1 ou 2 segundos, este é um tipo de termômetro que pode ser usado por toda a família. Usando infravermelho, este tipo de termômetro pode medir até  temperatura ambiente.

Para que o resultado seja realmente preciso é importante tomar alguns cuidados ao medir a temperatura no ouvido:

  • Deve-se apontar diretamente para o canal do ouvido;
  • Nas crianças é preciso puxar de leve a orelha para cima e para trás;
  • No adulto somente para trás;
  • Se tiver cera no ouvido o resultado não será preciso.

O valor deste aparelhinho é de mais ou menso 170 a 180 reais, mais ou menos.

Termômetro Chupeta

Existe também o termômetro chupeta, que também é considerado um bom meio de medir a temperatura corporal.

Mas existe algumas regrinhas:

  • Vai garantir a temperatura certa, desde que a pessoa não tenha tomado água, ou outros líquidos frios ou quentes;
  • O correto é que essa chupeta fique embaixo da língua, pois se ficar em cima a temperatura já não será correta;
  • Somente crianças acima de 5 anos vão permitir deixar a chupeta embaixo da língua;
  • A temperatura na boca é mais alta do que na axila e mais baixa do que no reto;
  • Somente considere febre, caso seja acima de 37,8ºC.

Cuidado: Nunca queira usar um termômetro de mercúrio, pois se caso a criança morda, a contaminação será grave e prejudicial à saúde.

O valor deste varia, podendo chegar até 60,00 reais mais ou menos.

Termômetro Infravermelho

Como já falamos o termômetro infravermelho é digital e pode medir a temperatura de maneira auricular, na testa ou axila, é precisa ser usado da maneira correta para dar bons resultados.

Então é isso, agora você já está a par do que pode ser o Melhor Termômetro para Criança e bebê, pesquise, compare marcas e preços e faça uma boa aquisição.

Leia também